sexta-feira, 15 de julho de 2011

A importância da TAURINA na dieta dos GATOS...

"O que é a Taurina?
A Taurina foi descoberta em 1827 no touro, daí o seu nome. É um aminoácido que pode ser sintetizado a partir de aminoácidos sulfurados: methionina e cisteína. Ao contrário dos clássicos aminoácidos que estão incluídos nas proteínas, a taurina permanece sob forma livre. Os tecidos que se seguem são especialmente ricos em taurina: músculos (incluindo o coração), o sistema nervoso central, a retina do olho …
Principal papel conhecido da taurina
Nos gatos, a taurina é indispensável para a formação de sais biliares, que são necessários para uma boa digestão de gorduras no intestino delgado. Contrariamente a outras espécies, o gato não pode usar outro aminoácido além da taurina para esta função. Por conseguinte, o gato tem um requisito importante para a taurina, requisito este que não pode ser satisfeito pela síntese hepática de aminoácidos sulfurados presentes na dieta. Este é um exemplo da dependência do gato relativamente a ingredientes de origem animal, porque a taurina não é encontrada nos ingredientes vegetais. O gato é um animal carnívoro, por isso depende de uma boa alimentação á base de carne. Alimentações vegetarianas, mesmo que eles gostem, apenas servirão para provocar carência de substâncias e, consequentemente, graves doenças.

Outras funções fisiológicas da taurina
Taurina e a visão
A taurina é indispensável para manter a integridade da retina do olho (a retina é a membrana que cobre o fundo do olho, na qual as imagens são formadas). Na retina há 100 a 400 vezes mais de taurina do que no sangue. Desde 1975 sabe-se que no gato, uma deficiência crônica de taurina induz a uma degeneração progressiva da retina, levando à cegueira total no prazo de dois anos. A correção da dieta permite parar a evolução, mas as lesões não são reversíveis.
Função cardíaca e Taurina
Taurina representa 50% do aminoácidos livres no músculo cardíaco. Recentemente, uma relação foi estabelecida entre a deficiência de taurina na dieta e a ocorrência de determinados problemas cardíacos. Os animais afetados apresentam uma dilatação importante do lado esquerdo do coração. A adição de taurina na dieta é suficiente para restabelecer uma situação normal.
Taurina e a reprodução
A deficiência de taurina tem múltiplas conseqüências sobre a função de reprodução: a falta de fertilidade, reabsorção fetal, aborto, anomalias em gatinhos recém-nascidos, doenças de crescimento em gatos …
A prevenção de uma deficiência de taurina em gatos
Após o reconhecimento do papel da taurina em algumas doenças cardíacas, o seu nível ótimo de inclusão na dieta tem sido amplamente estudado. Os cientistas concordam hoje em recomendar um mínimo de 1000 mg de taurina por kg em produtos secos, ou seja 0,1%, e duas vezes mais em produtos enlatados, ou seja 0,2%. Efetivamente, a disponibilidade biológica de taurina varia de acordo com o tipo de dieta dos animais.
Este suplemento de taurina não existe nas rações para cães. É uma das razões que explicam por que não devemos alimentar um gato com ração para cão.
Conclusão
De forma a prevenir o risco de um déficit de Taurina deve dar ao seu gato ração que contenha Taurina!!!"

Texto copiado do site: http://nutricampprodutos.blogspot.com/p/pet.html

Um comentário: